Inteligência Emocional
A teoria da Inteligência Emocional foi originalmente desenvolvida durante os anos 1970 e 80 por escritos de psicólogos e cientistas.
Inteligência emocional é cada vez mais relevante para o desenvolvimento organizacional e desenvolvimento de pessoas, porque os princípios de EQ é fornecer uma nova maneira de compreender e avaliar o comportamento pessoal, estilos de gestão, atitudes interpessoais, habilidades e potencial.
Inteligência emocional é uma considerada importante no planejamento de recursos humanos, perfil do cargo, recrutamento de pessoas, seleção de entrevistas, desenvolvimento, gestão de relações pessoais, e muito mais...
Inteligência emocional possui ligações fortemente baseadas nos conceitos de amor e espiritualidade: trazendo a compaixão e humanidade para o trabalho, e também a teoria "Inteligências Múltiplas" , que ilustra e mede a gama de capacidades que as pessoas possuem, evidenciando que de fato todo mundo tem um valor.
O conceito de EQ argumenta que o QI, ou inteligência convencional, é um pouco limitado, e que há áreas mais amplas na Inteligência Emocional, que capacitam e ditam regras para sermos pessoas de sucesso.
Sucesso requer mais do que o QI (Quociente de Inteligência), mais do que simples medidas de inteligência tradicional, que tende a ser fria e cética, ignorando elementos essenciais de sensibilidade comportamental de cada ser.
Todos nós, já encontramos pessoas que são academicamente brilhantes e ainda assim são totalmente ineptas para relacionamentos pessoais. Sabemos que possuir uma classificação de alto QI, não é suficiente por que o sucesso não se segue automaticamente.
Diferentes abordagens e modelos teóricos têm sido desenvolvidos para a Inteligência Emocional, Este artigo centra-se principalmente no resumo sobre a interpretação Goleman.
Inteligência emocional - dois aspectos
Esta é a premissa essencial do EQ: para ser bem sucedido requer a conscientização efetiva, controle e gestão das próprias emoções, e entender as de outras pessoas. EQ abraça dois aspectos da inteligência:
· Entender a si mesmo, seus objetivos, intenções, reações, comportamento e tudo mais.
· Entender os outros e seus sentimentos.
inteligência emocional - os cinco domínios
Goleman identificou os cinco "domínios" de EQ como:
1. Sabendo suas emoções.
2. Gerenciar suas próprias emoções.
3. Motivar-se.
4. Reconhecer e compreender as emoções das outras pessoas.
5. Gestão Relacionamentos, ie., Gerenciando as emoções dos outros.
Inteligência Emocional abraça e chama de inúmeros outros ramos das teorias comportamentais, emocionais e de comunicação, como a PNL (Programação Neuro-Linguística), Análise Transacional, e empatia.
Através do desenvolvimento de nossa inteligência emocional nessas áreas e os cinco domínios EQ podemos nos tornar mais produtivos e bem sucedidos no que fazemos, e ajudar os outros a serem mais produtivos e bem sucedidos também. O processo e os resultados do desenvolvimento da Inteligência Emocional também contêm muitos elementos conhecidos para reduzir o estresse para indivíduos e organizações, através da diminuição de conflitos, melhorar as relações e a compreensão, e aumentar a estabilidade, continuidade e harmonia.
Inteligência emocional quadro de competências, estudos de caso, exemplos, ferramentas, testes, informações e referências teoria relacionada
Receba grátis excelentes materiais sobre Inteligência Emocional no formato de arquivo pdf (Acrobat Reader necessário para visualizar) Poste seu comentário e requisite o seu E-Book

Nenhum comentário:
Postar um comentário